Cerimônia de Admissão Jovem (JA)

IMG_20140531_240030941

O ministério jovem, assim como os desbravadores e aventureiros, possui diversas simbologias e seus significados. Dos muitos, uma cerimônia importante e cheia de significados, em todos os casos, é a cerimônia de admissão.

A cerimônia de admissão, seja ela no Min. JA, Desbravadores ou Aventureiros, é um momento marcante na vida do jovem, criança ou adolescente. É o momento em que ele declara, diante de todos os conhecidos presentes, que faz parte de um grupo que crê na volta de Jesus e trabalha para “terminar a obra do evangelho”, levando esperança, fé, e amor.

Diversos líderes tem nos escrito com dúvidas de como realizar a Cerimônia de Admissão JA (PIN). E exporemos aqui de forma simples e prática como planejar e realizar a mesma. Antes de mais nada, vamos primeiro esclarecer os termos utilizados em meio às diversas cerimônias em todo o Ministério Jovem (JA, DBV e ATV), que muitas vezes confundem a cabeça de líderes: Investidura, Condecoração e Admissão.

Investidura é a solenidade na qual se oficializa uma graduação ao jovem (Liderança, Classe, etc.).

Condecoração acontece quando o jovem é reconhecido por alcançar um requisito importante necessário para a graduação (Medalhas, Especialidades, Destaque, etc.).

Admissão pode ser comparado à “iniciação” ou “entrada” do jovem ao grupo, uma cerimônia na qual se torna público que ele faz parte daquele grupo. O PIN assim como os lenços, são apenas símbolos desta decisão pública, e não emblemas de uma “investidura”. Esta será a cerimônia tratada neste artigo.

Planejamento
Organize-se com a sua equipe com antecedência, estabelecendo a data e o local da realização, os quais serão repassados para os jovens que serão “admitidos”, de forma que possam preparar-se para a tal, assim como resolver questões de seus uniformes, etc.
É importante selecionar os hinos que serão cantados e tocados em cada momento da cerimônia, presando sempre pela solenidade, reverência e santidade da mesma.

Equipe de realização
O tamanho da equipe que estará realizando é variável de acordo com sua Sociedade/Clube ou a quantidade de jovens já “investidos em PIN” até a cerimônia. Basicamente serão necessárias as seguintes pessoas/funções:

  • Porta Bandeiras (Brasil / Estado / Município / Min JA / Sociedade)
  • Porta Bíblia
  • Porta PIN (opcional)
  • Orador Cerimônia
  • Orador Mensagem / Autoridade (Pastor / Coord. Distrital)

Os jovens que estiverem portando as bandeiras e a bíblia podem também ser os quais recitarão os Ideais JA.
O porta PIN será um jovem (já admitido) que durante a cerimônia levará os pin’s até o púlpito para oficialização da cerimônia. Pode-se optar por cada jovem a ser investido levar seu próprio PIN no seu bolso a ser retirado no momento devido.
O Orador da Cerimônia (geralmente o líder jovem ou associado) é quem dirigem o roteiro da cerimônia: entradas, músicas, ideais e etc.
O Orador da Mensagem é quem realizará a mensagem (reflexão) da cerimônia. É ideal convidar o Pastor Distrital e/ou Coordenador Distrital/Regional para exercer tal função, de forma a valorizar a autoridade do mesmo e a importância da cerimônia diante de todos.

Requisitos
Os requisitos prévios para ser “investido em PIN” assim como nas admissões de lenço nos desbravadores, são:

  • Ter até a data da cerimônia 16 anos completos
  • Possuir uniforme de Gala completo (calça-camisa-gravata/saia-blusa-lenço);
  • Conhecer de cor os ideais JA;
  • Ser membro cadastrado e ativo da sociedade/clube de jovens;

Jovens
Faça uma lista prévia dos jovens que serão admitidos na cerimônia – geralmente em ordem alfabética. Pode-se incluir na lista, frente a cada nome, características, qualidades, ou atributos a ressaltar do jovem, como forma de apresentação do mesmo (e valorização de seus dons) no momento da entrada.

Padrinhos
São os escolhidos, pelos jovens que serão admitidos, para realizarem a “investidura do PIN”, ou seja, aqueles que porão o pin na lapela (bolso) dos jovens admitidos.

Ideais
Após a entrada de todos os jovens a serem admitidos, eles, juntamente com os porta flâmulas e toda a igreja, recitam os ideais JA, onde o jovem responsável por cada ideal o identificará antes e iniciará a primeira frase, sendo seguido pelos demais (sem repetição). Exemplo: Jovem: “Voto! Por amor ao Senhor Jesus…” Todos: “prometo tomar parte ativa…”.
Pode-se usar um SlideShow com os ideais para acompanhamento da igreja.
É facultativo o uso do voto da Legião de Honra. Velando por ressaltar a mais alta reverência e importância possível à cerimônia.

Esboço do culto de admissão
Segue abaixo um Modelo de esboço do culto/cerimônia de admissão, também disponível na integra (desenvolvimento e detalhes) na seção de Downloads:

16:30 – Início do louvor congregacional
17:00 – Boas vindas e Oração inicial
17:10 – Abertura
17:05 – Entrada das flâmulas (Brasil/Estado/Município/Min JA/Sociedade)
17:20 – Entrada dos jovens a admitir
17:30 – Ideais JA
17:35 – Entrada dos PINs e investidura
17:45 – Mensagem
18:00 – Louvor Final e Oração

Algumas fotos de cerimônia de admissão

De forma bem prática, estas são as principais dicas para se realizar a cerimônia de Admissão de sua sociedade/clube de jovens. Se você tem alguma dúvida, dica ou sugestão pode deixar nos comentários ou nos escrever no fale conosco. A equipe Guia do Lider JA está à disposição para ajudar e compartilhar conhecimento.
Grande Abraço!

Anúncios

8 comentários em “Cerimônia de Admissão Jovem (JA)

Adicione o seu

    1. As informações estão descritas no post na área Requisitos:

      Os requisitos prévios para ser “investido em PIN” assim como nas admissões de lenço nos desbravadores, são:

      Ter até a data da cerimônia 16 anos completosPossuir uniforme de Gala completo (calça-camisa-gravata/saia-blusa-lenço);Conhecer de cor os ideais JA;Ser membro cadastrado e ativo da sociedade/clube de jovens;

      Curtir

      1. Como conseguir o uniforme de Gala completo? Na loja Sels da minha cidade, Rio Branco, há a disponibilização apenas da gravata.

        Curtir

      2. o uniforme masculino é camisa branca social e calça cinza social, na SELS tem o manual de uniformes com os padroes. Mas, se não me engano, há lojas online que vendem uniforme pronto de desbravadores, é possível que tenham de jovens também.

        Curtir

Comente aqui... deixe sua dúvida, elogio ou pedido

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: