Clube de Líderes – Iniciando

O Clube de Formação de Liderança Jovem, ou Clube de Líderes JA, é uma parte importante no ministério jovem da igreja adventista do sétimo dia, e seus principais objetivos são:

  • Capacitar Jovens para o serviço no Ministério Jovem;
  • Formar líderes que estejam aptos ao Serviço;
  • Desenvolver o Espírito de discipulado;
  • Fortalecer o crescimento do Ministério Jovem

Em geral, o clube de líderes é formado pela seguinte estrutura, que após montada, deve ser avaliada e aprovada em comissão:

  • Diretor
  • Diretor Associado
  • Secretário
  • Capelão
  • Tesoureiro
  • Instrutores
  • Aspirantes

O Clube de Líderes deve realizar reuniões periódicas, no mínimo uma vez ao mês, a fim de acompanhamento dos aspirantes, avaliação e cumprimento de requisitos. Deve-se realizar o controle da frequência, e planejadas sempre as futuras reuniões. Os avaliadores não precisam, necessariamente, ser investidos em liderança para avaliar aspirantes, mas as assinaturas nos cartões de registro devem ser feitas obrigatoriamente por líder investido (no mínimo no grau almejado pelo aspirante), pastor distrital (para líder jovem) ou pessoa autorizada pela Associação/Missão (máster e M. Avançado).

No clube de líderes são utilizados como guias de atividades e requisitos os cartões Registro de Liderança e Conquista da Medalha (Bronze, Prata e Ouro). O registro de liderança possui três variações: Padrão (jovens), Regionais e Pastores. Os cartões Conquista da Medalha são requisitos dos níveis de liderança jovem, de forma ascendente, podendo ser realizados à parte deste também.

É sumariamente importante, realizar um planejamento a longo prazo do cumprimento das atividades e requisitos dos cartões de liderança e conquista de medalha, para isto, faz-se necessária a confecção de um calendário de atividades. Para tal, orientamos realizar uma reunião com a equipe da diretoria do Clube de Líderes com objetivo de avaliar a realidade do clube, o calendário local, regional e do campo, para definirem assim as melhores datas de realização das atividades requeridas durante o ano.

A equipe Guia do Líder JA, está preparando também modelos do calendário de atividades e do planejamento para clube de líderes e os respectivos cartões, em breve estarão disponíveis.

Os Cartões de Registro e Conquista são de uso pessoal e obrigatórios para o início e realização das atividades no clube de liderança, que deve organizar-se de modo que todos os aspirantes adquiram os cartões o quanto antes.

Dica (opcional): pode-se, de acordo com a realidade local, realizar o levantamento da quantidade de aspirantes e encomendar/comprar junto à Associação/Missão ou SELS os cartões necessários (Registro e Conquista), orçar junto à papelaria mais em conta próxima, os materiais básicos e montar um “kit liderança” conforme o modelo abaixo, e assim solicitar uma taxa de inscrição ao clube que custeie os materiais:

KIT LIDER

Material Sugerido:

  • Cartão Registro de Liderança
  • Cartão Conquista Medalha de Bronze
  • Ano Bíblico Jovem
  • Guia de Estudos Bíblicos
  • Calendário Jovem (Campo e Local)
  • Calendário de Atividades
  • Marca-páginas
  • Caneta Esferográfica Azul
  • Bloco de Anotações
  • Pasta Portfólio para Relatórios

pasta

Cartões de Registro de Liderança

As classes de Liderança Jovem são oferecidas a jovens adventistas, batizados e que tenham mais de 16 anos de idade (e no mínimo 18 anos na data da investidura).

Cada nível de liderança deve ser alcançado separadamente, e em ordem crescente. Independente da idade, cada participante deve iniciar sempre no primeiro nível.

Os requisitos cumpridos para uma classe não tem valor para a outra. Cada requisito só terá validade quanto cumprido dentro do período de realização de cada nível de classe.

Após o cumprimento total dos requisitos da classe de Líder de Jovens o candidato poderá ser investido com o uniforme JA, em uma cerimônia especial para este fim. […]

O candidato a Líder, Máster e Máster Avançado poderá iniciar os requisitos da classe após receber uma recomendação escrita da comissão de sua igreja.

O candidato a Líder, Master e Máster Avançado deverá fazer a prova determinada pela classe e atingir nota mínima 7. No entanto aquele que não for aprovado, somente poderá fazer uma nova prova após 3 meses. As provas deverão ser realizadas exclusivamente pelo Ministério Jovem da Associação/Missão.

Os livros indicados para as provas são:

  • LÍDER – Salvação e Serviço
  • MÁSTER – Acerte o Alvo
  • MÁSTER AVANÇADO – Nisto Cremos

Todo candidato deverá preparar uma pasta que deverá conter todos os documentos e trabalhos realizados para o cumprimento da classe, seguindo a ordem e as exigências dos requisitos do cartão.

O material deverá ser em:

  • Papel A4;
  • Fonte Times New Roman ou Arial 12
  • Espaçamento de 1,5pt entre linhas
  • Margens: Superior 3,0 Inferior 3,0 Esquerda 3,0 Direita 2,0

O Material deverá ser entregue ao Ministério Jovem de sua Associação/Missão, sempre com 90 dias de antecedência da data programada para a investidura. Anexar o seu cartão preenchido e assinado. O candidato somente poderá ser investido após receber a devida aprovação de sua pasta.

Extraído do cartão de Registro de Liderança Jovem, páginas 4 e 5.

Você pode conferir algumas dicas de produção de relatório neste link.

Cartões Conquista da Medalha

As Medalhas foram preparadas para jovens cristãos de 16 a 19 anos de idade (acima de 20 anos será opcional – exceto no caso de aspirante a Líder) que demonstrarem grandes qualidades de desenvolvimento físico, mental e cultural. Promovida pelo Ministério Jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia, ela dá aos jovens a oportunidade de se superarem e se realizarem com atividades de alto nível.

Cada participante e ganhador das Medalhas vai estar mais bem preparado para assumir seu lugar como membro positivamente ativo de sua igreja e comunidade. O esforço e a perseverança, para se classificar em todas as atividades, vão desenvolver qualidades de caráter que são tão necessárias na geração de hoje.

O futuro de nossa igreja depende da capacidade e disposição dos jovens de servirem seus semelhantes vivendo uma vida guiada por Cristo. […] A conquista da Medalha foi estabelecida para preparar estes jovens, desenvolvendo boa saúde, pensamento puro e firmeza de visão espiritual.

O Diretor do Ministério Jovem da Associação/Missão é quem dirige o projeto Conquista da Medalha de Prata e supervisiona as provas. Ele pode definir outras pessoas, devidamente preparadas, para coordenarem as atividades em seu lugar.

Na igreja local o diretor de jovens (ou diretor do Clube de Liderança) será o coordenador da comissão de Conquista da Medalha. Essa comissão deve definir examinadores bem preparados e submeter todo o projeto à aprovação do Ministério Jovem da Associação Missão. O projeto destina-se especialmente aos jovens Adventistas do Sétimo Dia, mas não é exigido que aquele que recebe a medalha seja membro da Igreja.

Deve ser mantido um registro exato da conclusão de cada requisito completado pelo candidato. […]

Extraído dos cartões Medalha de Bronze, Prata e Ouro, páginas 4 e 5.

Anúncios

2 comentários sobre “Clube de Líderes – Iniciando

Comente aqui... deixe sua dúvida, elogio ou pedido

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s