Começando do Zero – Sociedade Jovem

Ano novo, novos cargos! E com isso, temos recebido dezenas de e-mails e mensagens nas redes sociais de novos líderes pedindo ajuda e dicas de como iniciar o Ministério Jovem ou Sociedade Jovem do nada.

Pois bem, você está lendo um artigo de um site, criado por um jovem que não sabia nada sobre ministério jovem. Então, você não está sozinho neste mundo, há muito a aprender.

A primeira coisa que você deve ter em mente é sua total dependência de Deus. Você foi chamado para realizar esta obra e somente através da busca em Deus você conseguirá se capacitar. Este site é apenas um instrumento para lhe auxiliar.

Como você pode ler no artigo Iniciando no Ministério Jovem, são necessários alguns passos para a implantação da sociedade jovem. E um dos passos mais importantes é o desenvolvimento do hábito da leitura. Há muito material de capacitação disponível, o que falta é pessoal disposto a buscar o conhecimento nestes através da leitura. Que este não seja o seu caso. E para ajudar você nesta jornada, indiquei algumas das literaturas que foram meu “alicerce” no ministério jovem, depois da Bíblia, no artigo Dicas de Leituras.

Neste artigo quero tratar em específico sobre a Sociedade Jovem, ou Sociedade de Jovens Adventistas. Criada em 1879 por Luther Warren e Harry Fenner, dois jovens preocupados com a espiritualidade e salvação dos jovens de sua igreja, possui em sua origem o objetivo de Salvar os jovens do pecado e Guiá-los no serviço aos outros.

A sociedade jovem é um ministério, dentro da igreja, com foco nos jovens, assim como os Aventureiros focam nas crianças e os Desbravadores focam nos adolescentes, a Sociedade Jovem tem um papel relevante dentro da IASD.

Muitos confundem o Ministério com os projetos do Ministério, grandes e bem-sucedidos projetos do ministério jovem como Clube de Jovens, G148, Calebe, PG My Style, DNA.com, são sim ótimas formas de envolver os jovens e estimulá-los à missão, mas devemos ter em mente que o Ministério Jovem não se resume apenas a cada um, ou a união destes. Estes grandes projetos são apenas “filhos” da sociedade jovem, que desde sua criação enfrentou diversos momentos de dificuldade e adaptação.

A sociedade jovem vai além de organizar o Retiro Espiritual, realizar cultos jovens e programas de datas especiais. É no envolvimento na sociedade jovem, que os jovens desenvolvem e aprimoram seus dons e habilidades para a Obra, tornando-se aptos para num futuro próximo assumirem cargos de liderança na igreja. Os jovens são assim desafiados a viver uma vida cristã autêntica, num mundo em que o compromisso e autenticidade tem perdido completamente o valor.

Isto é possível de ser alcançado através da forma singular de atuação da sociedade de jovens, provendo aos jovens momentos de reflexão, capacitação e evangelismo, mas proporcionando também momentos de lazer, recreação, envolvimento e atividades espirituais. Despertando assim, comprometimento e interesse dos jovens na Mensagem.

Eu poderia tentar discorrer do tema por horas a fio, mas isso não seria o suficiente para fazer de você um líder capacitado capaz de saber tudo sobre Sociedade de Jovens, mas como dito no início do artigo, é necessário empenho e leitura. Recomendo a leitura dos artigos citados no início do post, e dos materiais disponíveis em nossa Nuvem de Conteúdos, em especial na pasta Sociedade Jovem, com materiais específicos sobre o tema. Os créditos dos materiais vão para o meu amigo Isaías Cardoso, do UJA (Universos Jovem Adventista).

 

Anúncios

Comente aqui... deixe sua dúvida, elogio ou pedido

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s