Cartões de Liderança e Medalhas

Olá querido líder! Como está sua formação e capacitação? E dos seus jovens? Espero que abençoadamente bem. Você, é claro, pode responder através dos nossos contatos. Mas não é este o tema deste artigo.

Nesta página iremos tentar “dissecar” os cartões de liderança jovem e seus agregados, para melhor auxiliá-lo em suas dúvidas e exemplificar diversos aspectos do cartão. Mais uma vez lembramos que você pode contribuir conosco com correções, dicas e experiências para melhorar nosso conteúdo, através dos nossos contatos.

Os cartões de Registro ou Requisitos de Liderança Jovem podem ser adquiridos na SELS mais próxima de você ou no site da Editora Sobre Tudo, e estão divididos em dois tipos – Registro de Liderança e Conquista de Medalha, sendo o primeiro deles subdividido em 3 categorias: Liderança Jovem, Registro para Regionais e Registro para Pastores.

A seguir temos os links que direcionam para cada categoria e seus respectivos requisitos. E você pode baixar os requisitos em pdf nesse link, lembrando que este não substitui o cartão de registro de liderança.


Liderança Jovem (Geral)


Registro para Regionais (em desenvolvimento)


Registro para Pastores


Conquista da Medalha

A Medalha de Bronze/Prata/Ouro foi preparada para jovens cristãos acima dos 16 anos que demonstrarem grandes qualidades de desenvolvimento físico, mental e cultural. Promovida pelo Ministério Jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia, ela dá aos jovens a oportunidade de se superarem e realizarem atividades de alto nível. Não é pré-requisito ter recebido a anterior ou ser membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Cada ganhador da Medalha de Bronze/Prata/Ouro vai estar mais bem preparado para assumir seu lugar como membro positivamente ativo de sua igreja e comunidade. O esforço e a perseverança, para se classificar em todas as atividades, vão desenvolver qualidades de caráter que são tão necessárias na geração de hoje.

O futuro de nossa Igreja depende da capacidade e disposição dos jovens de servirem seus semelhantes vivendo uma vida guiada por Cristo. Pelo poder de Deus esses jovens cristãos vão ter um papel nobre e destacado nos momentos finais da história. Os desafios do povo de Deus vão ser grandes e apenas os jovens que estiverem bem firmados na Palavra de Deus em uma plataforma moral, que reflete a pureza do Senhor Jesus, vão ser capazes de resistir. A conquista da Medalha de Bronze/Prata/Ouro foi estabelecida para preparar estes jovens, desenvolvendo boa saúde, pensamento puro e firmeza de visão espiritual.

A CONQUISTA DA MEDALHA

O Diretor do Ministério Jovem da Associação/Missão é quem dirige todo o projeto de Conquista da Medalha e supervisiona as provas. Ele pode definir outras pessoas, devidamente preparadas, para coordenarem as atividades em seu lugar.

Deve ser mantido um registro exato da conclusão de cada requisito completado pelo candidato. A coluna à direita contém um espaço destinado às anotações de cada requisito: (1) a data de conclusão, (2) a pontuação (onde indicado), e (3) a assinatura do examinador autorizado pela comissão da Conquista da Medalha de Ouro.

A ENTREGA DA MEDALHA

A solicitação de condecoração com a Medalha de Bronze/Prata/Ouro, aos candidatos que concluíram os requisitos, deve ser feita ao Diretor do Ministério Jovem da Associação/Missão. Ele definirá a realização de uma cerimônia especial para a entrega da medalha. Devem ser convidados outros oficiais da igreja ou da comunidade para participarem na cerimônia. A entrega da medalha dever ser o objetivo principal do programa e a medalha será, definitivamente, daquele que a recebeu.

O PLANO DE CONQUISTA

O plano de Conquista da Medalha de Bronze/Prata/Ouro está dividido em cinco áreas:

  1. Preparo físico – Os requisitos foram adotados de acordo com os programas de provas nacionais.
  2. Habilidades – São relacionadas diversas Especialidades e o candidato pode escolher duas. Os requisitos de cada Especialidade estão disponíveis no manual de Especialidades dos Desbravadores.
  3. Expedição – O candidato pode escolher entre uma caminhada ou canoagem em uma área despovoada. São dadas orientações para uma aventura desafiadora. É importante que aqueles que planejam fazer essa atividade tenham certeza de que todas as condições foram atendidas.
  4. Projetos de Serviço – O participante deve ter um registro no qual demonstre que desempenhou com sucesso suas responsabilidades.
  5. Aperfeiçoamento Cultural – O participante deve ser aprovado em duas áreas de excelência cultural. Pessoas qualificadas nas áreas de arte, música e crítica literária devem garantir que o requisito foi cumprido com sucesso.